← Início » Nativas » Arvores e palmeiras
O Ingá-feijão (Inga marginata) é uma árvore da família Mimosaceae, também conhecida como ngá-dedo, ingá-mirim, ingá e ingaí.
Árvore de 5 a 15 m de altura, com tronco geralmente reto e curto. A casca é áspera e de coloração marron-escura. Suas folhas são compostas, alternas, paripinadas, com 2-3 pares de folíolos glabros, cartáceos, verde-escuros. Apresentam ráquis alada e uma glândula entre cada par de folíolos. O par terminal de folíolos tem de 7-18 cm de comprimento e o par basal de 4-12 cm.
Inflorescências em espigas axilares de 4-11 cm de comprimento, solitárias ou em grupos. As flores são tubulares e brancas com estames vistosos em forma de pincel, bastante perfumadas. Os frutos são vagens cilíndrico-compressas, lisas, segmentadas, indeiscentes, de 9-12 cm de comprimento, contendo várias sementes semelhantes a um feijão, envoltas por arilo flocoso, branco e adocicado, de ótimo sabor.
É uma árvore ornamental quando em flor, podendo ser utilizada na arborização urbana e para formação de cortinas arbóreas. Suas flores são melíferas e parte de seus frutos (arilo) é comestível, de forma que é indicada para o plantio em pomares. Os frutos também atraem muitos pássaros e outros animais como peixes e macacos. A madeira é empregada para obras externas, carpintaria e caixotaria, Na medicina popular, a infusão da casca tem propriedades anti-sépticas. As folhas são usadas como adstringentes e no tratamento de inflamações da mucosa bucal e da garganta.
A floração ocorre de outubro a fevereiro e os frutos amadurecem de março a maio.
As sementes têm viabilidade de armazenamento bastante curta, devendo ser semeadas assim que colhidas. A germinação inicia-se entre 5 a 15 dias após a semeadura, apresentando poder germinativo elevado, geralmente superior a 80%. As mudas podem ser plantadas no campo após cerca de 5 meses e seu desenvolvimento é rápido.
Varias espécies.
Nativa do Brasil. Ocorre por quase todo o território brasileiro, sendo mais comum em florestas ciliares. No Paraná ocorre nas Florestas Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, e Estacional Semidecidual.
Ocorre preferencialmente em capoeiras e capoeirões situados em solos úmidos. é também comum na orla de florestas e margens de rios. Dentro da floresta clímax ocorre apenas de forma esparsa.